quinta-feira, 1 de abril de 2010

***** O tempo útil do reconhecimento filial


Reconhecer verbalmente o que uma mãe afetuosa fez e faz, é sinal de amor e gratidão!

Quando os filhos residem longamente na casa materna, apenas por comodismo ou conveniência, eles tendem a reclamar de certas atitudes que a mãe toma... Seja a mania de limpeza e organização da casa; seja a negação da liberdade para encher a casa de coleguinhas e conhecidos desordeiros, ou a preocupação da mãe quando o o filho deixa de estudar ou trabalhar, vivendo noitadas longas entre baladas e bares... Enfim, filhos ingratos são peritos em apontar o que consideram "chato" e careta na mãe.

Todavia, os filhos também podem tomar consciência dos próprios erros e defeitos, quando ainda moram com a mãe. O lado bom dessa convivência familiar, é dar aos filhos a chance de se rever, melhorar e crescer na relação mãe e filho.

Em toda relação, é possível ser encontrado o contrapeso! Ou seja, não podemos nos esquecer, como a maioria dos filhos gratos faz, de elogiar, e de reconhecer o que a mãe fez e faz de bom! Se isso não ocorre, não há amor familiar que cresça, e que se torne intenso e prazeroso!

Por isso, se faz importante, que todo filho procure demonstrar seu afeto e amor filial, verbalmente, olhando nos olhos da mãe.

Filhos amorosos demonstram, o quanto valorizam e admiram certas atitudes da mãe. Seja a gentileza de perguntar se ela está bem de saúde, seja o jeito cuidadoso de lidar com a casa dela, seja na sensibilidade de agradecer a comida que a mãe preparou para a família. Qualquer elogio ou reconhecimento do filho é sempre um poderosos aliado do amor materno, porque revela o quanto o filho está percebendo e interagindo com o que a mãe representa em sua história de vida!

(SME)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.