Aqui, neste texto, teorizamos que existem dois jeitos de se fazerem as coisas: o jeito das mães... e o jeito de Deus.
Há nas mães uma energia amorosa divina que tem o dom de transformar o pior no menos pior...ou o inaceitável no admissível...
O amor incondicional das mães é 'especial', pois as capacita para reconhecerem a verdade, e concomitantemente lhes permite perdoar as inconsequências dos filhos viciados, criminosos... condenados...
Amor incondicional é o jeito do amor de Deus, que julga mas quer salvar os seus filhos das garras das tentações do mundo, trazendo-os de volta para a seara do bem...esse é o jeito 'maternal' de Deus, o único realmente capaz de conhecer o coração humano.
No contexto dos absurdos da adoecida sociedade em que vivemos, mães e filhos transitam perigosamente por tempos de muita violência,de aumento no consumo das drogas entre os adolescentes e adultos, de indignada miséria familiar, de evasão escolar, de falência da saúde, e desqualificação dos sistemas sociais que foram criados para dar segurança aos cidadãos.
Hoje em dia, é difícil para as mães sentirem-se seguras com o futuro de suas crianças. As mães mais espiritualizadas, oram á Deus para que seus filhos cresçam de forma saudável e sigam sempre o caminho do bem. Contudo, para algumas mães cujos filhos retornam ás prisões por terem cometidos novos crimes, o desencanto bate forte, e muitas delas se afastam equivocadamente de Deus, deixando de oroar, inconformadas e distanciadas da esperança e da fé.
Inegavelmente,incontáveis são as mães que desesperadamente choram e sofrem, diante de filhos problemáticos, agressivos, viciados, mortos, agredidos, trancafiados e amontoados em prisões insalúbres e geradoras de uma maior criminalidade.
Todavia, aqui vamos nos ater ao jeito das mães amorosas se relacionarem com seus filhos problemáticos, que pode muitas vezes ser comparado a um delicado processo de paz... Primeiramente as mães entram em estado de choque diante dos atos violentos e cruéis cometidos pelos filhos, elas se armam racionalmente contra eles...mas depois, no tempo delas e do jeito que Deus as fez, movidas por um 'especial amor' que julga porém gradativamente perdoa para salvar, elas firmam acordos de paz com suas crenças pessoais sobre os valores humanos e as virtudes eternas, tentando de muitas formas ajudar os desajustados filhos...miseráveis criaturas contaminadas pelo mal...doentes na mente e na alma.
O amor incondicional materno desculpa, e silenciosamente perdoa as cruéis atitudes filiais, apesar de também reconhecê-los culpados dos erros. Erros que para a sociedade e religiões podem ser vistos como imperdoáveis.
Seria cômico se não fosse trágico...mas, justamente as mães que diariamente imploram aos filhos por uma mudança de comportamento, e lutam corajosamente para resgatá-los dos vícios e da criminalidade, são as que primeiramente se tornam vítimas de espancamentos e agressões por parte desses problemáticos indivíduos...
De fato, só o incompreensível amor materno, pode transcender tal sofrimento e perdoar estas criaturas desumanas e desviadas do Bem. Mas, de modo geral, as mães de filhos drogados e as mães de filhos encarcerados tem esse 'jeito singular' de ser, são capaz de amar os filhos transviados, apesar de tudo.
Como qualquer mãe que luta amorosamente pelos filhos, estas humilhadas, sofridas e desgastadas mulheres, vivem da magra esperança, que um dia seus filhos possam vir a se modificar e oram repetidamente a Deus para que os filhos se regenerem e escolham o caminho do Bem.
Nas mães que vivem cotidianamente tal suplício, somente este abençoado amor incondicional produz o bálsamo para as feridas profundas que existem dentro delas.
Dar as mães a capacidade de tal amor, foi o jeito de Deus lhes oferecer a paz, sem condições prévias.
Deus sabe, que estas mães especiais, são heroínas na desventura e na dor. O Senhor, as acompanha no exercício do perdão. O jeito das mães lidarem com os dramas familiares, é reacendendo o amor materno no velho coração para poder perdoar os filhos. O jeito de Deus é substituir as emoções negativas que invadem as estressadas almas maternas, por pensamentos novos de esperança e de fé.
Deus escuta as orações maternas, Ele também visita os filhos dessas torturadas mães nos corredores fétidos das penitenciárias. O Senhor ama incondicionalmente aos seus filhos, portanto, Ele sempre acolhe as súplicas das mães que convivem com filhos viciados.O jeito de Deus é deixar que cada mãe e cada filho, aprendam no seu próprio tempo e no seu próprio jeito, a livremente escolherem entre o bem ou o mal.
As mães que oram e pedem conforto espiritual compreendem, que no jeito de Deus deixar as coisas acontecerem, a grande causa de tudo o que lhes acontece na vida,transcende ao seu limitado perceber humano, contudo, se estas mães se tornarem capazes de refletir...elas admitirão que não há injustiça na essência da Lei Eterna de Causa e Efeito.
Cada ferida aberta nas almas maternas pode ser entendida, como um portal de saída para a impurezas do espírito. Cada dor que castiga a casca humana fortalece o espírito eterno em sua caminhada infinita.
Cada sofrimento, cada lágrima, cada ferida, experimentada pelas mães em suas breves e transitórias passagens carnais, acendem uma luz de compreensão em sua consciência espiritual.
Amando incondicionalmente os filhos problemáticos, as mães naturalmente irradiam afeto, bons pensamentos e boas palavras. Através desse jeito maternal, os maus filhos podem ser iluminados... Os planos de Deus são perfeitos, ainda que a compreensão humana não os alcance em profundidade. E ambos, mães e filhos são planos de Deus, projetos divinos fadados a evolução espiritual.
O jeito das mães é tudo fazer para consertar a vida dos filhos. O jeito de Deus é os fazer de novo...De fato, não importa como vá a vida dos filhos perdidos na marginalidade,Deus pode reconstruí-la, pois foi o autor original e continua escrevendo Sua obra,nas pessoas no mundo.
Na verdade, Deus nunca se impõe aos seres humanos, mas também, nunca abandona as mães ou os filhos que O aceitam. Seu amoroso jeito é simples... inundar a vida das mães e dos filhos, com a gratuidade da Sua Libertadora Graça. O que se segue é uma milagrosa mudança na atitude mental e existencial dessas pessoas.
(SME)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.