sexta-feira, 2 de abril de 2010

***** DIVIDINDO AS RESPONSABILIDADES NO LAR


O relacionamento entre mãe e filhos, é missão divina exercitada aqui na terra. O ódio, a raiva, a revolta e o ressentimento geram entre mãe e filhos um comportamento irresponsável tanto no aspecto espiritual quanto no desenvolvimento da desejável humanidade liberta do mal. A inveja, o ciúmes, o despeito e o rancor também estimulam atitudes irresponsáveis e contrárias aos ensinamentos do Senhor Jesus.
A conseqüencia destes desatinos, revela que a irresponsabilidade para com o BEM, no máximo de sua insensibilidade, mata o amor, o afeto, a paciência, e a tolerância entre mãe e filhos.
Mães e filhos cristãos, encontram narrativas sobre estes fatos em seu livro sagrado. A Bíblia quer mães e filhos responsáveis, humanizados e dignos. Na responsabilidade bíblica, os relacionamentos afetivos entre as mães e os filhos devem produzir qualidade de vida, e exemplos que sirvam para ensinar ao próximo que o amor e a compreensão podem solucionar os conflitos no lar. Por exemplo, mães e filhos crentes responsáveis devem ser generosos e tolerantes, "alegrar-se com os que se alegram e chorar com os que choram". Na responsabilidade bíblica, "ninguém vive para si" e, por isso juntos, mães e filhos em perfeita sintonia, devem "levar as cargas uns dos outros". As decisões mais íntimas no relacionamento entre mães e filhos são da responsabilidade de ambos. É isto que chamamos de união familiar. Exercitar o apoio, para que as decisões corretas entre mães e filhos venham a se concretizar.
Perante Deus, quando os filhos se tornam jovens adultos, a responsabilidade da harmonia e dignidade do lar é da responsabilidade de ambos. A Bíblia diz que "aquele que sabe fazer o bem e não faz, comete pecado": mães e filhos crentes são literalmente responsáveis pelo que conhecem. Se a irresponsabilidade pode destruir a família, o senso de responsabilidade entregue ao Senhor, conduz a vida familiar ao seu real sentido. Desenvolver virtudes que nos elevem ao plano divino.

(SME)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.