quarta-feira, 12 de maio de 2010

***** APRENDENDO NOS CICLOS DA VIDA


A única coisa constante na jornada de vida das mães e dos filhos são as inevitáveis mudanças decorrentes dos aprendizados de ambos. Aprender é mudar. Cada vez que as mães e os filhos aprendem alguma coisa, há neles uma mudança, e o melhor dos aprendizados é aprender a ser compreensivo, paciente, amoroso e feliz!
Mães e filhos transitam juntos por diferentes viradas dos seus ciclos existenciais. Com certeza, tudo isso sinaliza a existência de um portal espiritual, e Deus assiste as famílias em seus destinos kármicos.
Sim, em toda relação mãe e filhos existe uma missão específica, tudo acontece dentro de uma ordem espiritual, mas, mães e filhos tomam as suas próprias decisões a partir do seu livre arbítrio.
Se cada família tem o seu singular destino, sempre existe uma explicação para as regras que são estabelecidas, e podemos tentar compreender. Vamos lá:
A vida de todas as pessoas funciona por ciclos. Tanto as mães quanto o filhos são seres transitórios e mortais, do nascimento até aprender andar,falar... existe um ciclo. Mais para frente se inicia outro ciclo quando o ser humano vai ganhando independência, aprende a ler e conviver com os demais e, assim, ele segue o destino da sua vida. Fechando e abrindo novos ciclos.
A relação mãe e filhos também acontece dentro dessa trajetória humana, e quando a mãe percebe a influência destes ciclos passa a compreender melhor a sua missão materna e a responsabilidade que tem para com a sua própria independência e felicidade. Sendo a felicidade um estado de espírito, a mãe precisa aprender a encontrar este estado abençoado dentro de si mesma, para isso ocorrer ela precisa saber quem verdadeiramente é e para que está transitando pelo mundo.
Desta mesma forma, a existência da mãe segue seus ciclos, paralelamente aos ciclos de crescimento dos filhos. O relacionamento mãe e filhos, por mais confuso que em determinados momentos possa parecer, também é consequência destes ciclos, enfim, tudo tem um começo, meio e fim.
Sofrimentos e perdas podem fazer parte dos duros aprendizados maternos. Mas há um sentido que transcende a perda...e, isso faz parte de um aprendizado maior, para o crescimento humano e espiritual se concretizar.
Ante as tragédias familiares, de nada adianta que as mães se desesperem indefinidamente, cultivando a amargura e o estado doentio da depressão. É natural,um primeiro momento de incredulidade, revolta, impotência, lamentações, porém, o exercício da humildade na sincera entrega do coração á Deus, é o tratamento mais rápido e natural para a cura da dor que maltrata...e mata...
De tempos em tempos , as mães devem fazer uma avaliação dos seu atos, dos resultados de suas ações, do caminho que já percorrido, e dos ciclos que ainda poderá vir a percorrer.
Quando as mães se tornam conscientes de sua ligação espiritual com Deus, normalmente esta auto-análise acontece junto com as suas orações diárias, com os votos da necessária transformação e crescimento espiritual dos filhos, e desejos de concretização da sua missão materna prodigalizando o BEM.
Assim, as mães que seguem as orientações de Deus e dos mestres da humanidade, repensam constantemente as suas atitudes, analisam com honestidade as suas condutas e fazem novos compromissos de mudanças, e de transformações. Essas transformações, no entanto, não são apenas externas, tipo mudar de roupa, mas sincero compromisso de auto-transformação interna. Se baseia na busca materna de se modificar plenamente, de aprender a refazer as coisas que não estão funcionando bem, tanto no seu relacionamento com os filhos, quanto na sua vida intima...
Quando as mães estão irritadas, brigando com os filhos e as coisas ao seu redor, descontentes com seus relacionamentos, e infelizes com a própria vida, este pode ser um delicado momento de transição no seu ciclo existêncial. Entrando em sintonia com sua consciência, e com Deus, a sua auto-avaliação deve levá-la a repensar suas escolhas e atitudes, senão ficará eternamente presa no pantano das pessoas desesperadas, negativas...derrotadas.
O karma familiar, é uma ótima oportunidade de aprendizado para as mães e os filhos resolverem de que lado vão viver...do lado negativo dos oprimidos ou do lado assertivo e positivo dos vencedores.
E,para aqueles que acreditam que é o karma senão o reflexo de suas ações no passado, uma virada de 360º para o bem viver e para o amor, vem certamente a calhar.
Nestas horas de reflexão, a mãe precisa se auto questionar: "Como estou agindo na família, com meus filhos e demais familiares? Estou sendo gentil e amorosa com meus filhos ou o meu mal humor está tomando conta das minhas atitudes?
A grande libertação do karma familiar começa fundamentalmente na mãe, na sua forma de agir, pensar e vibrar.
Claro que existem situações familiares dramáticas, que são bem difíceis de resolver, mas com certeza quase toda mãe tem também a sua volta coisas pequenas que a perturbam muito, mas que com sabedoria ela aprende a solucionar.
De fato, não são todas as mulheres que nasceram para se tornar exemplo de serena mãe sacrificada,heroína das turbulentas sagas familiares, ou perfeitamente preparada para mudar o destino da sua família...mas, muitas mulheres podem e devem ter atos heróicos em sua cotidiana vida materna.
Perdoar um filho egoísta, indiferente, ou agressivo pode muito bem ser considerado um ato de heroísmo da mãe, dependendo da situação. Mudar um sonho, sufocar um ideal, ou até mesmo parar de pedir atenção ao filho distante...podem ser considerados pequenos atos heróicos do dia-a-dia de uma mãe amorosa mas esquecida...
Atos heróicos maternos podem transformar profundamente o caminho de vida das mãe, e os frutos que ela está colhendo...ou irá colher no campo da espiritualidade...
Quando um padrão de conflitos se repete no lar materno, a mãe precisa perceber o que está ruim em sua vida e, com certeza, também compreender até que ponto tem responsabilidade sobre tudo aquilo que está enfrentando. Assim, mãe, coragem!
Transforme o que for preciso, tente fazer diferente, ore com fé ao Senhor Deus, cultive a serenidade, o amor, e o perdão no seu coração para poder entender melhor a sua missão materna.
Toda mãe pode ser um ser de Luz. Todos os filhos também... Na vida tudo passa porque a vida é feita de ciclos...ciclos de aprendizados e conhecimentos suficientes para fazer as coisas e as pessoas diferentes.
(SME)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.